terça-feira, 3 de julho de 2012

Noites sonoras promove Alex Madureira no Teatro Ednaldo do Egypto, dia 5



ALEX MADUREIRA

A primeira edição do Noites Sonoras, projeto que fomenta a música instrumental, vai contar com a participação de Alex Madureira no Teatro Ednaldo do Egypto. O evento acontecerá dia 5 de julho, quinta-feira, com ingressos ao custo de R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudante).

Alex Madureira Barros é Músico, compositor e historiador nas horas vagas. Nasceu lá pelos idos de 1954. “Sou um cara velho pra caramba”, diz ele, quando brinca com a idade. Essa velhice poderia até ser verdade, se certidões de nascimento merecessem crédito. Mas quem conhecer o paraíba Alex Madureira geralmente o considerará um meninão, metido naqueles bermudões abaixo do joelho e trajando boné com a aba virada para trás. O próprio palavreado, cheio de gírias, é de um garotão que tem pressa, muita pressa para viver.

Com uma trajetória de mais de 30 anos de carreira, Alex já circulou pelas principais cidades do país, além de ter participado de diversas turnês internacionais, com projetos solos ou acompanhando outros artistas. Há mais de 10 anos acompanha o cantor Escurinho, desde o lançamento do CD “Labacé”, em 1995. Também acompanhou o cantor pernambucano Alceu Valença em turnês pelo país.

Atualmente, Alex está com um disco pronto, “Deu o carai!”, porém, ainda não lançado. É um disco de forró, com guitarra, zabu,BA, triângulo e contrabaixo, e sem a habitual sanfona. “É um trabalho até técnico, porque você tem que adaptar uma palhetada de guitarra, uma digitação, para que o negócio fique o mais próximo possível de como funciona a música na sanfona”. Sua pesquisa está enraizada numa diversa cartografia sonora, que vai desde o jazz de Charlie Parker até o sincopado pandeiro de Jackson. Sobre o CD, o artista revela: “É uma coisa que me dediquei bastante, passei uns dois anos malhando neste trabalho para tentar reproduzir a digitação da sanfona, só que tocada pela guitarra e de uma forma que você escutasse o forró mesmo tradicional.”





Gregório Medeiros
Assessoria de Comunicação - Parahybolica Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário